Como planejar e organizar as finanças empresariais

  • janeiro 16, 2021

Organizar as finanças sempre parece ser uma tarefa árdua, mas é de extrema necessidade para alavancar o desenvolvimento e a manutenção da empresa no mercado. Além de evitar multas, evitar despesas e fugir das temidas inadimplências, manter a saúde financeira em dia gera diversas outras vantagens.

Afinal, como sobreviver às crises e aos imprevistos, e ainda se destacar perante à concorrência, mantendo a taxa de lucratividade e obtendo mais segurança em seu negócio?

Ao longo desse período de pandemia do novo coronavírus, foi possível perceber a importância de estar preparado para quaisquer imprevistos, a fim de não colocar sua equipe e sua empresa em risco, e continuar de portas abertas.


É recomendável começar o quanto antes a organizar melhor as finanças: isso favorece o alcance de suas metas, as tomadas de decisão e as estratégias para o crescimento do seu negócio, mesmo nos momentos mais difíceis.

Acompanhe esse post com a gente e confira as dicas essenciais, que reunimos para te ajudar a ter um bom planejamento e controle financeiro em sua organização. Aproveite!

1.Analise o seu orçamento

Deixar o planejamento financeiro sempre para depois é uma das falhas de muitos empreendedores: evite possíveis dores de cabeça e separe um tempo para analisar e definir seu orçamento empresarial.

Ao saber quanto entra e quanto deve sair, de forma mais estratégica, você adquire mais noção dos investimentos a serem feitos e dos custos a serem evitados, além de garantir mais segurança a longo prazo.

É importante avaliar se as despesas atuais podem ajudar você a alcançar os objetivos do seu negócio; cortar gastos desnecessários para não ficar no vermelho; e criar categorias para classificar as receitas do seu negócio.

2.Fique por dentro das contas e das normas

Para fazer uma boa gestão financeira, é preciso saber tudo sobre as negociações realizadas com parceiros e fornecedores, ter atenção aos vencimentos de contas a pagar e receber, e identificar quais serão as próximas movimentações, evitando dívidas e juros.

Outro ponto muito importante é se manter atualizado sobre as mudanças e normas do universo do empreendedorismo, a fim de manter sua empresa funcionando sem correr riscos, pagar multas, prejudicar a sua credibilidade com os clientes ou ter dores de cabeça.

3.Faça um bom controle de estoque

Fazer um bom gerenciamento de estoque demanda tempo, mas ajuda você a otimizar as tarefas, o tempo e o dinheiro da sua empresa.

Com a possibilidade de impactar bastante uma empresa, o controle de estoque influencia diversos setores da sua organização: é fundamental monitorar os processos; definir estoque mínimo e máximo, atualizar registros; identificar falhas e ter o aperfeiçoamento do processo como um hábito da rotina.

4.Conte com a ajuda da tecnologia

Utilizar boas ferramentas para organizar os documentos, as contas e os processos financeiros em geral, pode ajudar você a diminuir a papelada da sua empresa e evitar os temidos erros.

Planilhas podem contribuir bastante, mas ter um espaço online para fazer armazenamento e compartilhamento de informações, além de ferramentas tecnológicas para analisar a saúde financeira da sua organização, são fatores essenciais para você otimizar o seu trabalho e garantir resultados mais confiáveis e assertivos.

Um sistema de gestão que agilize as operações financeiras da sua empresa, oferecendo recursos seguros e a integração estratégica com os dados do seu negócio, também pode ser extremamente útil para controlar o estoque e as contas de forma mais eficaz.

5.Acompanhe os processos de venda

Quem empreende já sabe o quanto tudo pode mudar em pouco tempo, então é preciso ter atenção para não cair em ciladas nem extrapolar o seu orçamento. 

Utilizar o fluxo de caixa, realizar o controle de estoque, estar por dentro das normas e fazer um bom planejamento são atitudes que podem ajudar você nesse processo, mas é indicado também fazer um acompanhamento detalhado das vendas e dos gastos.

Quanto mais você separar um tempo para monitorar os fluxos, mais dados você vai garantir e, assim, mais preparo você terá para solucionar eventuais imprevistos.

6.Reduza custos

Depois de analisar as suas condições atuais e entender o que sua empresa precisa para continuar a se desenvolver bem, é importante delimitar condições e mapear os próximos passos.

Para efetuar mudanças realmente eficazes, você deve avaliar quais despesas estão atrapalhando e podem ser eliminadas para melhorar a condição de sua empresa.

Quando você garante dados importantes e aprende a mensurar os resultados, se torna mais fácil saber o que não deve permanecer para alcançar as metas almejadas.

Buscar a diminuição de despesas, de forma estratégica e estruturada, também é uma forma de organizar as finanças da sua empresa.

7.Peça ajuda a contadores consultores

Você já pensou em investir em uma equipe de contadores consultores para ajudar você nos processos financeiros da sua empresa?

Obter ajuda sempre é algo válido, ainda mais se ela vem de alguém que realmente entende sobre a saúde de finanças organizacionais

Contar com o auxílio de um especialista iria poupar seu tempo, otimizar sua rotina e, ainda, alavancar os resultados do seu negócio. Vale a pena pensar nessa possibilidade!

8.Trace um plano de ação para o próximo ano

 

2021 já está chegando, e é mais do que necessário você definir metas a serem alcançadas: é sempre recomendável ampliar sua visão a longo prazo e planejar o crescimento da sua organização.

Para isso, além de definir metas, você pode:

– avaliar os resultados do ano de 2020;

– identificar o que pode ser transformado de forma positiva;

– ouvir as sugestões da sua equipe;

– definir o orçamento anual de 2021;

– corrigir falhas e se atualizar sobre as normas e exigências para 2021;

– estudar as tendências do mercado no próximo ano;

– utilizar ferramentas tecnológicas;

– avaliar investimentos e contar com uma reserva emergencial para possíveis imprevistos.

Em períodos instáveis, é ainda mais necessário organizar as finanças de sua empresa e planejar as próximas decisões para melhorar o controle sobre os processos e continuar a expansão da sua jornada de sucesso.

Lembre-se de planejar com foco no que é possível fazer para suprir as necessidades financeiras atuais para obter mais eficácia com seus objetivos.

Esperamos que nossas dicas possam ajudar você, e que 2021 seja um ano com resultados positivamente surpreendentes para você, sua equipe e toda a sua empresa.

Continue de olho em nosso blog para conferir mais conteúdos como esse, e siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades.

× Como posso te ajudar?